sexta-feira, 4 de novembro de 2011

AUSÊNCIA DE PREOCUPAÇÃO COM A ACTUALIDADE

Nem outra coisa seria de esperar dos actuais "dirigentes" da União das Misericórdias Portuguesas (UMP). Não se houve uma palavra destes "dirigentes" da UMP sobre as dificuldades que os Portugueses vivem, nem dedicam a mínima atenção à preparação de um futuro de dificuldades para muitos Portugueses.
As espaços, mas sempre sem ser capaz de quantificar, minimamente, o n.º de Portugueses que estão a recorrer à ajuda alimentar das Misericórdias, o "presidente" do Secretariado Nacional (SN) da UMP atira com um crescimento de 400 %. Poderia ser este ou outro qualquer. Como não quantifica nem referencia as Misericórdias envolvidas as suas afirmações carecem de credibilidade. Assim como carece até de verdade que as Misericórdias que estão a prestar ajuda alimentar, o estarão a fazer sem nenhuma ajuda externa. O que não é verdade na generalidade dos casos e se há Misericórdias que não recebam ajuda, a culpa é da exclusiva responsabilidade dos "dirigentes" da UMP que não informam.
Vamos lá então descodificar.
Em Portugal existe uma acção de âmbito europeu desiganada PCAAC - Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados. Ora este Programa destina-se, em exclusivo, a ajudar os cidadãos(ãs) carenciados de alimentos. Ao PCAAC têm-se candidatado a generalidade das Misericórdias. As quais têm beneficiado desta ajuda e têm sido intermediárias na distribuição de ajuda alimentar às famílias. Razão pela qual o que disse este "presidente" do SN da UMP relativamente à total ausência de ajuda às Misericórdias que estão a apoiar cidadãos através de cantinas sociais não corresponde à verdade ou se corresponde tal é devido ao facto de os "dirigentes" da UMP não cumprirem com o seu dever de informar as Misericórdias.
Tal como no âmbito do PCAAC, noutros âmbitos as Misericórdias poderiam e poderão beneficiar de ajudas e apoios que cpompete aos Dirigentes (quando os houver) da UMP conseguí-los, conhecê-los e divulgá-los às Misericórdias. Recordamos, só para exemplificar, que depois do "saneamento" social de que foi alvo um vogal do SN da UMP, com total concordância (ou mais que concordância, com o estímulo senão mesmo apoio e iniciativa) do actual "presidente" do SN da UMP, em 2003, as Misericórdias deixaram de beneficiar, entre outras coisas, do acesso à distribuição de fruta, a qual ainda beneficiava de apoio financeiro para o respectivo transporte.
Até parace que aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da UMP (AICOSUMP) não se interessam, minimamente, pelas potenciais, possíveis e previsíveis ajudas às Misericórdias, sem quaisquer custos para estas Instituições.
São estas potencialidades e possibilidades que, entre muitas outras, os Dirigentes (quando a UMP deles estiver dotada) da UMP deverão investir tempo, conhecimento, capacidades e empenhamento. A postura actual (que se mantém há já quase 2 décadas) de exigir ao Estado cada vez mais dinheiro conduziu as Misericórdias à actual situação de rotura financeira. E não se pense que nesta situação estão só a que enveredaram pela área da saúde. Um bom exemplo de uma situação de pré-insolvência parece estar a Misericórdia cujo "provedor" é o assessor deste "presidente" do SN da UMP para a s toradas. Esta será, talvez, a razão para esse assessor para as toradas querer estar agarrado que nem uma lapa quer ao "presidente" do SN da UMP o que lhe assegura 2 vencimentos a tempo inteiro (um na Misericórdia de que é "provedor", outro como assessor) para além de tentar salvar a Misericórdia o que ao que parece se está a tornar cada vez mais difícil, havendo até uma crescente constestação à sua continuidade.

A situação que o País vive desde 2008, pelo menos, de crescentes dificuldades em resultado do desequilíbrio orçamental e do endividamento externo tem conduzido a um abaixamento do nível médio de rendimento da generalidade dos Portugueses. Ora como as Misericórdias, em respeito pelo princípio da Opção Preferencial pelos Pobres, estão vocacionadas para apoiar quem menos rendimento dsiponível possui, se este rendiemnto baixa, as Misericórdias estão a apoiar cada vez mais cidadãos em perca de rendimento. E se assim é as Misericórdias deverão encarar a realidade e tentar conseguir diversificar as suas fontes de rendiemnto já que para continuar a garantir o apoio e a assistência necessárias, terão que cada vez mais recorrer a receitas próprias e/ou outras fontes de receitas externas que não as famílias e o Estado.
Se as famílias estão em processo de perca continuada de rendimento, quer seja derivado do aumento dos impostos, quer seja da reduçaõ dos benefícios fiscais, quer seja da diminuição dos salários reais, quer seja ainda da dimuição efectiva dos salários. Se o Estado não prevê aumento das comparticipações que paga às Misericórdias em função do apoio e da assistência que prestam. Não resta outra alternativa às Misericórdias senão procurarem outras fontes de financiamento alternativas às actuais. Para isso importa conhecer a realidade e a sua provável evolução de forma a que as Misericórdioas possam perpspectivar o seu futuro a médio e longo prazo, tanto quanto é possível. A situação de incerteza em que Portugal está mergulhado aumenta as dificuldades de pevisão. Mas isto não pode ser impeditivo de se inicar um percurso de busca de recursos necessários para o apoio imprescindível aos mais carenciados. É que as Misericórdias têm c por missão o cumprimento das Obras de Misericórdias tal como estão identificadas e operacinalizadas no Envagelho de S. Mateus, na Parábola do Juízo Final.
Sobre esta realidade parece não haver a mínima preocupação entre os "dirigentes" da UMP. A Doutrina inspiradora das Misericórdias está, completamente, esquecida dentro desta organização que deveria ser representativa. Os Prncípios e Valores da Doutrina Social da Igreja que deveriam nortear aqueles e que deveriam estar ao serviço do seu Irmão em dificuldades e/ou sofrimento estão, completamente, ausentes da sua mente, para já não falar da sua prática.

São expectáveis mais e maiores dificuldades para os Portugueses, em geral e para os mais débeis em particular. Daqui resultará uma maior necessidade de intervenção para a acção das Misericórdias de forma a atender às necessidades crescentes. Mas só poderão corresponder a essas necessidades se as conhecer e/ou tiverem capacidade de as prever. Para tal deveriam ir-se preparando, aquelas que ainda não estiverem. Sabemmos que muitas Misericórdias estarão preparadas já para corresponderem às necessidades do futuro.
Quanto melhor forem capazes de prever o futuro, apesar do enorme grau de incerteza em que estamos mergulahdos. Quanto mais o fizerem em união e na União (dotada de Dirigentes) melhor serão capazes, as Misericórdias, de cumprir a sua missão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta é uma situação deveras preocupante tanto para as Misericórdias como para a sociedade em geral. Diz o ditado "vão os anéis, fiquem os dedos"; o problema é que em muitas Santas Casas os anéis já foram e os dedos começam a não ter força para lutar. Não se compreende a apatia cínica dos dirigentes da UMP face a esta situação, se bem que a maioria das Santas Casas também já se habituou a passar pelas dificuldades sem qualquer apoio dos dirigentes da UMP. Problema será quando começarem a faltar os almoços e jantares festivos, um dos poucos pressupostos que faz "deslocar" o Presidente da UMP até ao terreno.
E se falhar o pagamento das quotas por parte das Misericórdias e o financiamento do Ministério, como se mantém a "máquina" burocrática criada dentro da UMP e as mordomias de Chefes e Assessores?