segunda-feira, 6 de setembro de 2010

PIOR É IMPOSSÍVEL

Quem consulte a agenda no site http://www.ump.pt/ pode constatar para o dia de hoje o seguinte:
Dia 7
Apresentação pública do "Quem Somos nas Misericórdias 2010", na Santa Casa de Campo Maior. A União aproveitará a oportunidade para agradecer ao Senhor Comendador Rui Nabeiro, o apoio prestado a esta publicação. Participam Manuel de Lemos, Carlos Andrade, Jorge Nunes, Aurelino Ramalho e Mariano Cabaço.

"Quem somos nas Misericórdias 2010" não é mais do que um conjunto de folhas onde todos aqueles "figurões" (que nem figurinhas chegam a ser) que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) colocam nas primeiras páginas as suas fotografias.
"Quem somos nas Misericórdias 2010" não é mais do que uma prática de promoção da imagem daqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP).
Mas para que não se pense que que estão numa prática de auto-promoção juntam a esse ramalhete inicial as fotografias do Provedores.
Vejamos então porque é que tal acontece.
Por uma única e simples razão. Porque são os Provedores que na sua esmagadora maioria participam nas Assembleias Gerais da UMP e nos actos eleitorais.
É dos votos desses Provedores que aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) necessitam para continuarem a utilizar a União das Misericórdias em benefício próprio.
Isto é muito claro há muito, muito tempo.
Seria do mínimo bom senso que uma iniciativa como esta "Quem somos nas Misericórdias 2010" fosse a expressão conseguida do título atribuído.
É que as Misericórdias Portuguesas são dirigidas para além dos Provedores por órgãos como o são a Mesa Administrativa, a Mesa da Assembleia Geral e o Conselho Fiscal.
Em "Quem somos nas Misericórdias 2010" as Misericórdias para além de subalternizadas pode até considerar-se que foram desprezadas. Porquê?
Comparemos o que se publica sobre a União das Misericórdias - 4 páginas de fotografias de todos aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) assim como daqueles que por AICOSUMP foram nomeados em resultado da sua subserviência.
O que se publica das Misericórdias?
A fotografia do Provedor a que se acrescentam os seus contactos.
Em "Quem somos nas Misericórdias" há uma hipervalorização daqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) assim como daqueles que os próprios nomearam para cargos de chefia.
AICOSUMP reduzem, as Misericórdias, sem que para tal seja apresentada qualquer justificação, à figura do respectivo Provedor.
Ora "Quem somos nas Misericórdias 2010" tal como fizeram para si próprios AICOSUMP deveriam integrar as fotografias de todos os dirigentes de todas as Misericórdias (os membros da Mesa da Assembleia Geral, da Mesa Administrativa e do Conselho Fiscal) assim como de todas as chefias das valências e serviçoe existentes em todas e cada uma das Misericórdias.
E foi isto que não foi feito e o deveria ter sido.
E deveria ter sido porquê?
Porque os Dirigentes das Misericórdias dão muito de si à causa da Solidariedade em cumprimento da missão que compete às Misericórdias, em regime de Voluntariado, e ao constatarem que o seu "trabalho" e o seu cargo foi completamente desvalorizado por quem tem o dever/obrigação de ser o primeiro a promovê-lo e a defendê-lo.
Ao tomarem a iniciativa de editar "Quem somo nós nas Misericórdias" AICOSUMP deveriam ter tido o mínimo de bom senso e terem garantido igualdade de tratamento a todas as Misericórdias.
Publicar a fotografia de todos os Dirigentes das Misericórdias assim como das chefias das valências e serviços das mesmas é imperativo a que aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) estão obrigados.
Mais uma vez falharam (já alguma vez acertaram em alguma coisa) no exercício dos cargos em que se instalaram.
"Quem somos nas Misericórdias 2010" é tão só a prova de mais um pior que péssimo serviço prestado às Misericórdias Portuguesas e ao Voluntariado de que tanto estas Instituições carecem.
MAIS UM PÉSSIMO SERVIÇO PRESTADO ÀS MISERICÓRDIAS
PIOR É IMPOSSÍVEL.
Com a agravante da apresentação ser uma vulgar pirosada.

Sem comentários: