segunda-feira, 13 de setembro de 2010

COMPORTAMENTOS "SUBVERSIVOS"?

A Agenda apresentada no sítio http://www.ump.pt/ reflecte a actividade que interessa ser promovida por aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP).
Foi certamente, por acaso e só por isso, que nessa agenda não consta a presença do Presidente da Direcção de uma IPSS que se instalou no cargo de Secretário do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas e que tem como sua ambição suprema poder instalar-se no cargo de Presidente do Secretariado Nacional, numa reunião do Conselho distrital de santarém no passado sábado.
Trata-se de uma mera coincidência fruto de um acaso, frutuito, portanto.
Ou tal dever-se-á ao facto desse Presidente da Direcção de uma IPSS e instalado no cargo de Secretário do Secretariado Nacional da UMP ir apelar às Misericórdias do distrito de Santarém à desobediência ao Decreto Geral sobre as Misericórdias da Conferência Episcopal Portuguesa.
É este o sentido que deu origem ao título deste apontamento.
Mas para onde é que aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) estão a levar a UMP e as Misericórdias?
Não estarão a transformar estas Instituições em entidades marginais?
Incentivar as Misericórdias a não cumprir as disposições legais em vigor e aplicáveis, estimular a uma "guerra" com os Senhores Bispos, promover a desobediência são comportamentos de todo reprováveis por parte daqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP).
O que se passou no sábado passado no Conselho distrital de Santarém da UMP foi um comportamento, reprovável a todos os títulos, por parte daquele que é Presidente da Direcção de uma IPSS e se instalou no cargo de Secretário do Secretariado Nacional da UMP.
A questão que poderá surgir é a seguinte: terá agido esse Presidente de uma IPSS e instalado no cargo de Secretário do Secretariado Nacional da UMP agido a título pessoal (individual) ou terá intervido em represntação da totalidade daqueles que se instalaram nos cargos dos órgão sociais da UMP (AICOSUMP)?
Se recordarmos que a agenda no sítio http://www.ump.pt/ está registado: "Dia 8 - Encontro informal de avaliação da actividade desenvolvida bem como a estratégia a prosseguir neste contexto. Participam todos os membros dos órgãos sociais da UMP eleitos para o triénio 2010 a 2012." poder-se-á concluir que esta tema terá sido abordado e que a conclusão, pelo menos maioritária dos AICOSUMP presentes terá sido aquela que o Presidente da Direcção de uma IPSS e instalado no cargo de Secretário do Secretariado Nacional da UMP incentivou as Misericórdias do distrito de Santarém a tomarem: DESOBEDECEREM AO DECRETO GERAL SOBRE AS MISERICÓRDIAS aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa e "promulgado" pela Santa Sé.
Ou seja, aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) terão concluído pelo incentivo à desobediência aos Senhores Bispos por parte das Misericórdias.
Sendo assim como a sequência dos factos parece demonstrar, aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) colocaram-se numa posição de promotores e fautores de actos de desobediência à Lei.
Será possível e admissível que aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) continuem instalados nesses cargos quando se recusam e promovem a desobediência às Autoridades, Eclesiásticas, neste caso?
Profundamente convictos que não será possível nem admissível, só há uma solução para colocar a União das Misericórdias Portuguesas e as Misericórdias no cumprimento da Lei e das Regras, destituir, dos cargos em que se instalaram todos aqueles que se recusam a cumprir a Lei e que incentivam ao seu incumprimento, e que assim dão provas de que se recusam a aceitar e a reconhecer a hierarquia estabelecida.

Sem comentários: