sábado, 3 de dezembro de 2011

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 3 de Dezembro de 2006 como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
O dia internacional das pessoas com deficiência, 3 de dezembro, é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.
Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembléia Geral da ONU em 1982.

Hoje assinala-se em todo o mundo o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) tem sob a sua responsabilidade dois centros de acolhimento para Pessoas com Deficiência:
- Centro João Paulo II
- Centro Sto Estevão.
Por mais incrível que possa parecer os actuais "dirigenets" da UMP ignoram por completo este Dia.
Demonstram uma total insensibilidade para com os deficientes. Isto apesar de hoje estar reunida em Fátima, no Centro João Paulo II, a AG da UMP.
É inacreditável a total falta de sensibilidade para os problemas que afectam os cidadãos.
Mas estes mesmos "dirigentes" jamais se esquecem de transferir dinheiro do Centro João Paulo II para lhes pagar remunerações e mordomias.
Mas como é possível que tudo isto aconteça dentro da UMP sem que mereça a mais viva repulsa?
Uma instituiçºão como é a UMP que tem dois equipamentos residenciais para acolhimento de Pessoas com deficiência ignora, pura e simplesmente o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Sem comentários: