quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CADA TIRO CADA MERLO

De facto o actual "presidente" do Secretariado Nacional (SN) da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) não poderia ter escolhido melho assessor para as toradas.
Com o passar do tempo regista-se a sua extrema competência na montagem e realização de toradas.
Mais. Tudo onde assesssor "toca" dá torada certa. Muitas delas enriquecidas com enchidos ou mesmo leitões.
Vamos hoje passar ao registo, para memória futura, como soi agora dizer-se, de mais uma torada que terá sido encarregado de montar, tal como pode constatr-se pela agenda da UMP prevista para o dia 20 de Setembro de 2011. Transcreve-se: "Reunião com vista à reactivação da Santa Casa da Misericórdia de Assumar. Participam o presidente do Secretariado Regional da UMP de Portalegre, o provedor da Misericórdia de Monforte, o presidente e ex-presidente da Câmara Municipal de Monforte e Aurelino Ramalho.".
Porque somos então levados a concluir que está em montagem mais uma torada, perguntarão os nossos leitores ???
Porque ainda não passaram 15 dias sobre a nomeação de uma Comissão Administrativa, nomeação essa feita pelo Ordinário do Lugar, para uma Misericórdia que estava a ser acompanhada e aconselhada pelo assessor/assalariado do actual "presidente" do SN da UMP.
Esse assessor/assalariado para as toradas há muito que estava a acompanhar e aconselhar os Dirigentes da referida Misericórdia com vista à revisão do respectivo Compromisso e preparação do acto eleitoral de forma a garantir o acesso ao cargo de Provedor de quem tinha um sentimento generalizado de oposição.
O sucesso do acompanhamento por parte do assessor/assalariado para as toradas do actual "presidente" do SN da UMP foi tal que obrigou o Ordionário Diocesano a intervir, nomeando uma Comissão Administrativa para essa Misericórdia, há cerca de 2 semanas.
De facto se o actual "presidente" do SN da UMP quiser continuar a afrontar os Senhor Bispos, individualmente, e a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no seu conjunto, nada melhor do que tomar este tipo de iniciativas, nomeando o seu assessor/assalariado para as toradas, para acompanhar e aconselhar as Misericórdias em processos de revisão dos Compromissos e de aconselhamento na organização dos processos eleitorais.
Deste confronto sistemático assumido pelo actual "presidente" do SN da UMP como os Senhores Bispos e com a CEP só têm resultado dificuldades acrescidas para o necessário e até mesmo imprescindível diálogo com a Hierarquia da Igreja.
Ainda todos lembraremos que a CEP não reconhece capacidade, à actual "direcção" da UMP para com ela dialogar. Estaremos todos ainda recordados que a CEP nomeou como seu representante para dialogar com esta "direcção" da UMP, o Padre Lino Maia, que por acosa ou por mera coincidência é só o Presidente da Direcção da CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (ex-UIPSS).
Tudo isto só pode ser obra do acaso ou de mera coincidência, o não reconhecimento de capacidade suficiente, aos actuais órgãos sociais da UMP, para dialogarem, directamente, com os Senhores Bispos, organizados na CEP.
Com a acção e intervenção do assessor/assalariado para as toradas do actual "presidente" do SN da UMP, nomeadamente, no aconselhamento da preparação do acto eleitoral já atrás referido só vem a agravar o distanciamento entre a actual "direcção" da UMP e a CEP.
Poderão as Misericórdias continuar a aceitar e a tolerar sistemáticos actos de confronto e de afrontamento sistemático aos Senhores Bispos e à CEP ???
É uma posição de confronto e de afrontamento que os Senhores Provedores quererão que a actual "direcção" da UMP tome para com os Senhores Bispos e com a CEP ???
Recordamos também aqui e agora que há cerca de um ano quando os actuais "presidentes" do SN e da Mesa do Conselho Nacional (MCN) da UMP decidiram confrontar os Senhores Bispos quando, por unanimidade, decidiram em reunião da CEP, fixar a natureza jurídico-canónica das Msiericórdias, logo surgiu um grande descontentamento por parte de muitas(os) Senhoras(es) provedores que até colocaram a possibilidade de organizar um movimento com o objectivo de destituir a actual "direcção" da UMP.
Nessa altura aflito, muito aflito mesmo, com a possibilidade de perder a sua colossal (palavra da moda) fonte de rendimentos que é a UMP, o actual "presidente" do SN da UMP solicitou a um dos seus fiéis seguidores que abordasse quem estivesse descontente de forma a apaziguar uma eventual onde de revolta, prometendo que a "direcção" da UMP iria acatar, como acatou, a decisão da CEP.
E assim pôde continuar no seu "trono doirado" o actual "presidente" do SN da UMP.
Depois do colossal fracasso que foi a missão de que foi enacrregue o assessor/assalariado para as toradas para acompanhar a revisão do Compromisso e o processo eleitoral na referida Misericórdia (não identificada para sua salvagurada) e não satisfeito só com esse fracaso, o "presidente" do SN da UMP já o nomeou para outra semelhante missão na Misericórdia do Assumar (esta identificada porque assim consta na agenda da UMP).
E porque afirmamos que a missão de que foi encarregue o assessor/assalariado para as toradas estará, mais uma vez a gerar mais e maiores conflitos com o Senhor Arcebispo de Évora a cuja Diocese pertence a Misericórdia do Assumar ???
Por várias razões.
A primeira e ressalta, imediatamente, à vista é que, para quem conheça a realidade da Misericórdia do Asssumar, sabe que esta mesma Misewricórdia não está inactiva, razão pela qual não necessita de ser reactivada, como se pode constatar pelo que está escrito na agenda da UMP para esta semana.
A Misericórdia do Assumar está activa e tem Irmandade e tem Dirigentes.
Outro facto que causa estranhesa resulta de o "presidente" do SN da UMP promover uma reunião de que encarregou o seu assessor/assalariado para as toradas para reunir com o presidente do Secretariado Regional da UMP de Portalegre, o provedor da Misericórdia de Monforte, o presidente e ex-presidente da Câmara Municipal de Monforte.
Estando activa quer a Irmandade quer a Direcção da Misericórdia do Assumar não pode deixar de causar estranhesa que para nesta reunião não intervenha ninguém da Irmandade nem da Direcção da Misericórdia do Assumar.
Mais.
A carecer de confirmação, mas é provável que a Misericórdia do Assumar ainda seja hoje Administrada por um Comissário nomeado pelo Senhor Arcebispo de Évora. 
Para quem têm a estrita obrigação de conhecer as Misericórdias não pode desconhecer que a Misericórdia do Assumar vem de há muitos anos a esta parte sendo acompanhada pelo Senhor Arcebispo de Évora.
Mais esta iniciativa, na forma como foi tomada, sem o mínimo respeito quer pela própria Misericórdia do Assumar - ignorando-se, pura e simplesmente - quer ostracizando o Senhor Arcebispo de Évora demonstra, mais uma vez, o sistemático confronto com os Senhores Bispos protagonizado pelo actual "presidente" do SN da UMP.
Não tem o mínimo de racionalidade promover uma reunião para reactivar uma Misericórdia que está activa, que tem Irmandade que ainda terá Direcção, sem que esta mesma Misericórdia do Assumar seja envolvida no processo. Pior. É que, com fortíssima probabilidade, a Misericórdia está em funcionamento de acordo com a vontade da sua Irmandade e cuja acção é desde há muito acompanhada pelo Senhor Arcebispo de Évora.
Por tudo o que aqui se regista se poderá compreender otítulo dado a esta postagem: CADA TIRO CADA MERLO.
De facto onde o assessor/asasalriado do "presidente" do SN da UMP tem particular vocação para a montagem e realização de toradas altamente desprestigiantes para as Misericórdias Portuguesas.

Sem comentários: