sábado, 13 de novembro de 2010

Bolsa de Valores Sociais

BVS - Bolsa de Valores Sociais

As Organizações da Sociedade Civil (ONGs, ONGAs, IPSS, ADLs, OTS, Cooperativas e Associações Não Governamentais) podem, ao longo do ano e a qualquer momento, enviar um projecto. Basta preencher a Ficha de Inscrição disponível no site. Antes de preencher, recomendamos a leitura do Regulamento da BVS.

A Ficha de Inscrição é o único documento necessário por parte da proponente no primeiro contacto com a Bolsa de Valores Sociais (BVS). Todas as candidaturas serão lidas por, pelo menos, dois analistas da Atitude, empresa responsável pelo conceito e gestão da BVS.

Havendo um enquadramento preliminar da candidatura com os objectivos da BVS, a Organização proponente será contactada para fornecer mais esclarecimentos e, eventualmente, providenciar informação adicional.

Se a Organização proponente passar por esta fase, o próximo passo consistirá numa visita de um dos analistas da Atitude, com o objectivo de conhecer mais profundamente a equipa, a comunidade onde actua, os desafios que se propõe enfrentar e o impacto social que espera alcançar com o projecto proposto.

Se for aprovado, o projecto da Organização passa então a estar cotado na Bolsa de Valores Sociais, cabendo à Euronext Lisbon e às suas Entidades Parceiras o papel de atrair investidores sociais que comprem as acções sociais do projecto.

100% dos recursos obtidos com a venda das acções sociais são transferidos para o projecto cotado, não havendo nenhuma dedução a título de comissão ou custos por parte da Bolsa de Valores Sociais, da Euronext ou dos Parceiros envolvidos na BVS.

Uma vez vendida a totalidade das acções sociais do projecto, este sai e dá lugar ao projecto de uma nova Organização. Da recepção da candidatura até a aprovação ou desclassificação final, o tempo máximo previsto é de 30 dias, podendo eventualmente variar em função de pedidos extraordinários.

Para mais informações consultar: http://www.bvs.org.pt/

Sem comentários: