domingo, 1 de maio de 2011

DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA - BEATIFICAÇAO DE JOAO PAULO II

Hoje e um dia muito especial para as Misericordias.
Estas instituiçoes que nasceram da inspiraçao do homens na Fe de Cristo vivem, hoje, um Dia, particularmente, de alegria.
Por duas ordens de razao.
A primeira porque o entao Papa Joao Paulo II consagrou o Domingo a seguir a Pascoa, a Divina Misericordia.
As Misericordias sao instituiçoes que nasceram e permanecem fieis a Doutrina de Cristo, assentando a sua missao na Misericordia de Deus.
As Misericordias estao, hoje, vivendo a alegria da Divina Misericordia.
Este mes de Maio e, tambem, um mes de grande vivencia da Fe que as inspira.
Inicia-se o mes com o Domingo da Divina Misericordia e termina com o Dia da Visitaçao. Dia este, particularmente, importante para as Misericordias. Este Dia era, na tradiçao, o Dia de Festa da respectiva Irmandade.
Recuperar o Dia da Visitaçao e a asua celebraçao, pelas Misericordias, devera ser objectivo a cumprir. As Misericordias tem uma missao pratica de cumprimento das 7 Obras de Misericordia Corporais. Mas tem tambem necessidade de cumprir e aprofundar as 7 Obras de Misericordias Espirituais.
As Misericordias sao corpo mas sao sobretudo espirito inspirador.
A segunda razao porque hoje e, tambem, um Domingo especial para as Msiericordias resulta do facto de ter ocorrido a Beatificaçao de Joao Paulo II.
Este Papa dedicou um carinho muito especial as Misericordias.
Desde logo, na primeira vez que esteve em Portugal benzeu a primeira pedra do actual Centro a que as Misericordias atribuiram o seu nome: Centro de Defecientes Profundos Joao Paulo II, em Fatima.
Em 1992, recebeu, em audiencias as Misericordias, de todo o mundo, que estiveram reunidas em Roma em Convençao Mundial. Tal aconteceu pela primeira vez na historia das Misericordias.
Pela atençao que o, agora, Beato Joao paulo II dedicou as Misericordias, esta isntituiçoes estao, hoje, particularmente, alegres com a sua Beatificaçao.
A partir de hoje o Beato Joao Paulo II devera passart a ter um lugar nos altares das Igrejas das Misericordias.

Sem comentários: