quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Candeias Neto reeleito presidente do Secretariado Regional da União das Misericórdias

"Regional
Hugo Rodrigues

Candeias Neto, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Faro, voltou a ser eleito para presidente do Secretariado Regional do Algarve da União das Misericórdias Portuguesas, no ato eleitoral que decorreu no passado sábado, dia 6 de Fevereiro.
Concorreram duas listas – a lista A liderada pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Faro José Ricardo Candeias Neto, e a lista B, liderada pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Portimão José Manuel Correia.
Compareceram 18 Misericórdias do Algarve associadas na União das Misericórdias Portuguesas, sendo de registar a participação da de Lagoa, que se fez representar pela Misericórdia de Portimão, e que participou pela primeira vez em assembleias promovidas pelo Secretariado Regional do Algarve.
Candeias Neto registou esta presença, desejando que isso «indicie uma revitalização institucional, acompanhando o progresso das Santas Casas Irmãs».
Os resultados apurados foram de 11 votos para a lista A e nove votos para a lista B.
Foram eleitos como dirigentes do Secretariado Regional para o triénio 2010/2012, os seguintes elementos: presidente - provedor da Santa Casa da Misericórdia de Faro Candeias Neto; primeiro secretário - provedor da Santa Casa da Misericórdia de Loulé Manuel Filipe Semião e segundo secretário - provedor da Santa Casa da Misericórdia de Olhão António de Sousa Guita.
No final dos trabalhos, Candeias Neto, em nome do Secretariado em exercício, agradeceu e formulou votos de sucesso e de esperança, incentivando os presentes para o «prosseguimento da defesa dos ideais fraternos e reforço do espírito delineado pela bondosa Rainha D. Leonor, fundadora das Santas Casas».
11 de Fevereiro de 2010 10:05
Barlavento on line"
Esta notícia tem que ser "lida" com o adequado enquadramento.
Começemos, então, pelo início.
Para quem acompanha a vida da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), certamente, terá presente que no ano de 2003 surgiram, pela primeira vez duas listas concorrentes aos seus órgãos sociais.
Um dia talvez valha a pena aqui descrevermos, com o detalhe possível a realidade dos procedimentos/factos então ocorridos. Acho que já hoje ninguém tem dúvidas que não há a mínima possibilidade de se realizarem eleições dentro da UMP. O que se passa, desde aí, de 3 em 3 anos é um plebiscito ou referendo onde só aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) têm possibilidade de apresentar lista que é apresentada na Assembleia Geral Eleitoral. Chamar eleições ao que se passa nas chamadas assembleias gerais ordinárias eleitorais, de periodiciadade trienal, é no mínimo abusivo. Poder-se-á chamar qualquer outra coisa, como atrás se refere, mas eleições jamais.
Bom mas não este o tema escolhido para hoje.
Hoje vamos enquadrar a realização das eleições para o Secretariado Regional do distrito de Faro realizadas recentemente.
Porque surgiram, então, duas listas?
Regressemos ao ano de 2003.
Nesse ano um Grupo de Homens Bons e de Bem que sempre serviram e continuam a servir, desinteressadamente, nas Misericórdias Portuguesas enquanto instituições vocacionadas para assistir e acolher os mais Pobres decidiu apresentar uma candidatura originada no universo constituído pelas Santas Casas da Misericórdia.
O seu único objectivo foi, e continua a ser, colocar a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) ao serviço das suas filiadas de forma a garantir a estas Instituições a sua melhor funcionalidade e maior operacionalidade para cumprimento das 14 Obras de Misericórdia.
A única missão possível para a UMP é estar ao serviço das Santas Casas da Misericórdia de acordo com as atribuição que estas Instituições de Bem Fazer lhe conferiram no V Congresso das Misericórdias Portuguesas (Congresso Fundacional) realizado em Viseu em Novembro de 1976.
Propôs-se esse Grupo de Dirigentes das Misericórdias Portuguesas devolver a União às Misericórdias.
De entre as reuniões promovidas por este Grupo de autênticos Dirigentes das Misericórdias ressalta, para esta abordagem, uma realizada em Faro para apresentação da candidatura.
Nesta reunião importa referir que estiveram presentes o Provedor da Misericórdia de Faro - Ricardo Candeias Neto e o Vice-Provedor, na ocasião - Carlos Andrade.
Nessa mesma reunião foi notória e notada alguma divergência entre o Provedor e o Vice-Provedor relativamente à candidatura que estava a ser apresentada.
Foi notória e notada, das palavras, então, proferidas pelo Vice-Provedor uma manifesta crítica à candidatura pela não inclusão de nenhum Dirigente da Misericórdia de Faro. Tal tinha acontecido por vontade do Provedor e mais que isso tivesse sido explicado, o Vice- Provedor sempre manifestou a sua discordância.
Ficou, claríssimo, as divergências nítidas de entendimento entre o que é estar disponível para servir nas Misericórdias e os objectivos/interesses individuais.
Para os integrantes do Grupo que procedeu à apresentação da candidatura ficou, nos seus espíritos, uma nítida vontade desse Vice-provedor entrar a mesma, o que a não acontecer tudo faria para a combater. Ficou, então, muito claro que o que esse personagem pretendia era instalar-se num cargo do Secretariado Nacional. Não o tendo conseguido então, por opção do Grupo, já o que estava em causa era o interesse individual em contradição com o espírito de missão de que o Grupo estava imbuído. Era inconciliável o interesse particular do então Vice-Provedor com a missão de servir, desinteressadamente, as Misericórdias e os Pobres deste País.
Constatada a impossibilidade de conciliação de interesses particulares com a missão do Bem Comum, poder-se-ia advinhar a impossibilidade de continuidade, no mesmo órgão social da Misericórdia de Faro, do Provedor e do Vice- Provedor de então.
Ficou evidente a intenção do então Vice-Provedor não só em afastar o Provedor como tudo fazer para se instalar em cargo executivo na União das Misericórdias Portuguesas mesmo que para tal tivesse que assumir oposição frontal a esse mesmo Provedor.
Para Bem da Misericórdia de Faro o Vice-Provedor de então deixou de o ser.
E se bem o demonstrou em 2003 melhor o fez a partir de 2006, instalando-se, primeiro, na UMP e depois "apadrinhando" o afastamento da Misericórdia de faro do cargo de Presidente do Secretariado Regional do distrito de Faro.
Desde então, 2003, o então Vice-Provedor deixou de o ser e "instalou-se" como "dirigente" da UMP. Isto aconteceu logo em 2006 quando ocorreu o acto eleitoral(?) seguinte. Conseguiu o seu objectivo pessoal "instalar-se" em cargo do Secretariado Nacional da UMP.
Actualmente está instalado no 2.º cargo mais importante, em termos hierárquicos, do Secretariado Nacional da UMP.
É neste clima de divergência total com o Provedor da Misericórdia de Faro - Ricardo Candeias Neto - com origem no seu ex-Vice-Provedor e actual Presidente da Mesa da Assembleia Geral que tem que ser vista a candidatura do Provedor de Portimão ao cargo de Presidente do Secretariado Regional do distrito de Faro.
Começa agora a entender-se o que não era compreensível, porque não fundamentada, a entrega do cargo de Presidente do Conselho Fiscal ao Provedor da Misericórdia de Portimão.
Acontece até que a candidatura do Provedor da Misericórdia de Portimão não poderia ter sido apresentada já que quer as Normas Gerais das Associações de Fiéis, o Decreto-Lei n.º 119/83, de 25 de Fevereiro e os Estatutos da União das Misericórdias Poruguesas (UMP) impedem o exercício de mais do que um cargo nos órgãos sociais da UMP.
Para quem acompanha de mais perto a vida da UMP recordará que foi este o fundamento que aquele que permaneceu instalado 15 nos (1991-2006) utilizou para "sanear" o Eng.º João Carrilho - Provedor da Misericórdia de Campo Maior.
É que o ex-Vice-Provedor da Misericórdia de Faro está, actualmente, instalado no cargo de Secretário do Secretariado Nacional e o Provedor da Misericórdia de Portimão no de Presidente do Conselho Fiscal. Para além de impossível sob ponto de vista legal, a candidatura do Provedor da Misericórdia de Portimão a Presidente do Secretariado Regional do distrito de Faro só é compreensível numa estratégia articulada entre aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) para afastarem o Provedor da Misericórdia de Faro. Porquê? E para quê? Porque o Provedor da Misericórdia de Faro é um Homem Bom e de Bem que está no cargo para servir e não se servir. E porque afastá-lo abriria as portas àqueles que têm das Misericórdias uma ideia de Instituições nas quais se podem instalar para daí extrair benefícios para si e para o pequeno grupo que os apoia.
O que é, verdadeiramente, lamentável é que seja dentro das próprias paredes da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) que esta estratégia de afastamento do do Provedor da Misericórdia de Faro tivesse sido delienada.
Mais este facto só vem reforçar a convicção, senão mesmo a certeza, de que aqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) têm uma estratégia assente no afastamento, a qualquer preço, de todos quantos se opõem ao aproveitamento dos recursos que deveriam estar ao serviço dos mais pobres, em benefício próprio.
É verdadeiramente vergonhoso o que se está a passar na União das Misericórdias Portuguesas. Como é que é possível continuar-se a aceitar a manutenção daqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da União das Misericórdias Portuguesas (AICOSUMP) quando esta gente é o principal opositor ao cumprimento da missão das próprias Misericórdias?
Esta gente não pode nem deve permanecee, muito menos ocupar cargos, sejam quais forem dentro do universo constituído pelas Misericórdias Portuguesas.
As Entidades de Tutela têm a estrita obrigação de intervir e tirar essa gente dos cargos onde se instalou e os quais não quer abandonar.
As Misericórdias Portuguesas necessitam, com a máxima urgência, limpar a sua União. A não o fazerem correm sérios riscos de serem envolvidos em situações nada abonatórias.
A União das Misericórdias Portuguesas necessita de ser dotada de Cidadãos impolutos, sérios, honestos, honrados e dotados de espírito de missão ao serviço, desinteressado, do bem comum e da causa da Caridade Cristã (Solidariedade).
Pode-se, pois, concluir haver uma vontade maior de ocupar cargos do que servir com espírito de missão.
Acontece até que aquele que se instalou no cargo de Presidente do Conselho Fiscal da União das Misericórdias Portuguesas, tem a obrigação estrita de apresentar às Misericórdias Portuguesas qual é a situação real da UMP. Só isto o ocupará a tempo inteiro.
Tendo o Conselho Fiscal o poder de sindicância aqui fica uma sugestão, ou melhor a exigência, a quem é o máximo responsável pela apresentação de contas fiáveis.
Proponha aos seus pares, aos que instão instalados nos cargos do Conselho Fiscal da UMP, a efectivação de uma sindicância à UMP de forma atornar visível tudo o que se passou na União das Misericórdias Portuguesas quer nos procedimentos quer nas contas, nos últimos 18 anos.
Há alguém que tenha receio que se saiba do que se passou no interior da União das Misericórdias Portuguesas, nos últimos 18 anos?
É inconcebível, impensável e muito menos admissível que se gerem. dentro da próp+ria União das Misericórdias Portuguesas movimentos para afastar Provedores sérios, honestos, competentes e que sirvam nas Misericórdias em Opção Preferencial pelos Pobres.
O caso agora aqui relatado, infelizmente, não foi o primeiro.
As Misericórdias Portuguesas devem LIBERTAR a sua UNIÃO.

Sem comentários: