domingo, 5 de dezembro de 2010

5 DE DEZEMBRO - DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Assinala-se, hoje, em todo o Mundo o Dia Internacional do Voluntário.
Desde 1985, que a Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de Dezembro como Dia Internacional do Voluntário. O objectivo da ONU é fazer com que, ao redor do mundo, sejam promovidas acções de voluntariado em todas as esferas da sociedade.
Segundo a definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de actividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...".
Hoje é Dia de prestar Homenagem a todos que aos longo dos Séculos se dedicaram, empenhadamente, de Alma e Coração ao serviço dos mais Pobres e Desprotegidos. É Dia de Homenagearmos Todos quantos estão dedicados em servir, empenhadamente, os mais Pobres e Desprotegidos. É Dia de estimularmos e apelarmos às Almas e Corações Bondosos para que, empenhadamente, sirvam os mais Pobres e Desprotegidos.
Uma Palavra da mais Elevada Estima, Consideração e Respeito é merecida por Todos que, empenhadamente, se dedicaram, dedicam e dedicarão em servir o Seu Irmão mais Pobre e Desprotegido.
Dedicar-se, empenhadamente, na promoção da Dignidade Humana para com Todos que de alguma forma não conseguem ter ao seu dispor os recursos mínimos para poderem usufruir de uma Vida Digna, é merecedora de sentido Afecto, Carinho e Estímulo.
Neste campo Portugal é um exemplo para o Mundo.
Portugal é conhecido e reconhecido, no Mundo, por tudo aquilo que as Irmandades das Santas Casas da Misericórdia foram e são, concretizaram e concretizam, realizaram e realizam, promoveram e promovem que no que à Cultura do Espírito quer no que na área da Acção Social dizem respeito.
As Santas Casas da Misericórdia nasceram para a prática das 14 Obras de Misericórdia "exigindo" aos Homens Bons uma dedicação em perfeito regime de Voluntariado.
Só assim foi possível sobreviverem e manterem-se actuais ao longo de mais de 5 séculos.
Só assim foi possível espalharem-se por todos os locais do Mundo onde os Portugueses marcaram presença ao longo dos séculos.
As Santas Casas da Misericórdia foram e são administradas e geridas por Homens Bons que com grande espírito de serviço ao próximo, em sofrimento, foram e são capazes de encontrar as soluções possíveis para atenuar ou evitar sofrimentos.
Em Voluntariado de gestão as Misericórdias Portuguesas terão, aproximadamente, 10 000 Voluntários que com algum sacrifício pessoal e familiar se envolvem em projectos de serviço ao Próximo e cuja recompensa que, eventualmente, esperarão é a da satisfação do dever cumprido.
A Todas as Mulheres e Homens de Boa Vontade que de uma forma desinteressada e Voluntária se dedicam ao Seu Próximo, queremos expressar a nossa mais Sincera Homenagem e agrader-lhes o muito de Bom e de Bem que, diariamente, fazem, quase sempre de uma forma anónima, como manda a Palavra de Deus (faz com a mão direita sem que a esquerda veja).
A TODOS UM GRANDE, GRANDE BEM HAJA.

Sem comentários: