quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MAIS UMA "CERIMÓNIA" QUE ENVERGONHA AS MISERICÓRDIAS

Quem esteve presente na "cerimónia" de inauguração do Centro para deficientes de Borba da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) não pode deixar de sentir mal quer com o aparato quer com as circunstâncias.
Mais uma vez foi alugada uma carpa para a cerimónia. Quanto custou este disparate? Certamente, uns largos milhares de euros.
Este aparato e estes gastos não fazem sentido numa organização como é a UMP.
Mas há alguns "pormenores".
Notou-se uma quase ausência de equipamento quer nos quartos quer nas salas.
Ainda assim algum do equipamento mostrado terá levado do Centro de Deficientes de Fátima, só para compor o ramalhete.
O altar da capela terá levado da Misericórdia do Vimieiro, para que não estivesse vazia.
Uma curiosidade significativa: a filha do Provedor da Misericórdia do Vimieiro que será o encarregado pela UMP de gerir esse centro em Borba terá sido admitida para "gerir" o economato desse mesmo centro.
Compreender-se-á, assim, melhor a razão da atribuição da condecoração da UMP a esse "provedor" com grau de benemérito.
De facto, se os factos que circulam entre todos os que estão ligados às Misericórdias, esse "provedor" merece tal condecoração, visto tratar-se do maior benemérito para si próprio. De há uns dez anos a esta parte vive exclusivamente à custa das Misericórdias, quer pela que beneficia da UMP quer pelos benefícios quie a si próprio terá atribuído na Misericórdia do Vimieiro.
 
Sobre o Centro de Deficientes em Borba diz quem conhece a realidade da deficiência nessa região do Alentejo que não haverá Deficientes que justifiquem a abertura desse mesmo centro.
Este centro de deficientes corre assim sérios riscos de se tornar mais um elefante branco.
Mas se assim acontecer isso não interessa nada a quem vive à custa das Misericórdias.
Quando todas as políticas de apoio à deficiência apontam para a integração dos deficientes na sociedade, esta UMP constrói um centro para deficientes completamente isolado de forma a dificultar o contacto dos deficientes com as estruturas locais.
Mas com esse centro conseguiu-se dar mais dinheiro a mais alguns amigos que permitem a continuidade daqueles que se instalaram nos órgãos sociais da UMP.
Será isto, fundamentalmente, que justifica a edificação de um centro que tudo aponta não servirá para mais nada do que para isso.
Com casos com estes não será fácil sair da crise que está instalada e que alguns talvez a queiram perpectuar para a partir daí extrairem benefícios para si próprios e para grupelhos que os apoiam.
 
 

8 comentários:

Anónimo disse...

Foi alugada uma "carpa" ???!!!. Será erro ou ignorância minha ??

Anónimo disse...

A inveja provoca dores que não se conseguem explicar. Toda esta escrita parece fruto de muitas dores desta qualidade.

Anónimo disse...

A inveja só cola a quem aspira a práticas marginais.
Se o autor do blog não falar a verdade, então, dem conhecimento da realidade e logo se constatarão os factos concretos.
Há muito que as Misericórdias aspiram a conhecer a realidade da UMP.
Um dia será conhecida.
Esperamos que o autor do blog não se canse.

Anónimo disse...

A verdade é como o azeite. Vem sempre ao de cima. O tempo se encarregará de ir trazendo as verdades ao conhecimento público e, provavelmente iremos ficar ainda mais surpreendidos com a "benemerência" de algumas pessoas, até agora protegidas na sombra dos mais importantes.

Anónimo disse...

Não faz qualquer sentido que a UMP, enquanto representante das Misericórdias, seja ela própria a desenvolver e a gerir valências sociais que deveriam pertencer às próprias Misericórdias. Uma entidade associativa, como a UMP, deveria era promover o desenvolvimento das suas associadas (Misericórdias) e não ser uma sua concorrente. Isto já foi abordado em algumas assembleias gerais, mas o erro continua e, de certeza, não irá conduzir a nada de bom, nem para o País nem para as Misericórdias.

Anónimo disse...

Concordo com este comentário: A UMP deveria ser uma entidade associativa e não uma concorrentes das MM; quanto ao blog continuem e desmacarem todos estes exageros e estes Senhores. Se não for verdade que o venham, aqui, no blog, desmentir.

Anónimo disse...

Boa noite, queria dizer que quem redige tais palavras e descreve tais actos não conhece certamente a realidade da União, das Misericórdias e do Pais. Sugiro, por isso, que ao invés de escreverem "coisas" sem sentido e perderem o vosso tempo que certamente é bastante precioso, pratiquem algumas das 14 obras de Misericórdia.

As Misericórdias ficarão a ganhar, as comunidades, o pais e todos nós que nos deparamos com uma ignorancia profunda de alguns de vós.

Ainda assim, um bem haja a todos.

Anónimo disse...

Para o comentador(a) "Anónimo" de 4/12/2013:
Sou um dos comentadores anteriores. Conheço razoavelmente a realidade da UMP e é por isso que me preocupo. Tenho passado boa parte da minha vida a procurar praticar as 14 obras de misericórdia: as corporais e as espirituais. Mesmo os comentários aqui "postados" não são alheios à vontade de praticar as obras de misericórdia, designadamente as espirituais; Dar bons conselhos; Ensinar os ignorantes, Corrigir os que erram.