sexta-feira, 6 de maio de 2016

TIPOLOGIA DE "DIRIGENTES" DA UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUEAS

Do jornal "Voz das Miosericórdias" de Junho de 2014, extraímos (intervenção no "Congresso" em Évora:
Manuel Galante provedor da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz
 “Os lares de infância e juventude para crianças e jovens em perigo devem saber construir rotinas estáveis e semelhantes às familiares. Só assim é possível uma intervenção personalizada com vista à integração na sociedade e na família, biológica ou adotiva”. A afirmação foi feita por Manuel Galante, provedor da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, durante o painel dedicado às questões relacionadas com a infância.

Em 28.10.2015  17:35 o jornal Correio da Manhã publica a seguinte notícia:

 Ex-diretora de lar de Reguengos de Monsaraz acusada de abuso sexual de menores Abuso sexual de menores, maus tratos, sequestro agravado e peculato. Por Lusa O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra a antiga diretora técnica do lar de infância e juventude da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz pela prática de abuso sexual de menores, maus tratos, sequestro agravado e peculato. A acusação, divulgada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, resulta de um inquérito relativo a factos praticados, entre 2008 e 2014, no Lar Nossa Senhora de Fátima da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Reguengos de Monsaraz, encerrado no final de maio e que acolhia crianças e jovens em risco. Numa nota publicada na página da Internet do DIAP de Évora, o MP informa que também deduziu acusação contra a SCM de Reguengos de Monsaraz e respetivo provedor por crimes de maus tratos e sequestro agravado, por omissão. 

O Provedor da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz é Presidente do Secretariado Regional de Évora e membro do Conselho Nacional da UMP (União dasw Misericórdias Portuguesas).

Nestas circunstâncias seria do mais elementar bom senso e consideração ética que o acusado, no mímino, suspendesse as suas funções ou até pedisse a demissão do cargo até à conclusão do processo.

Mas, esta UMP é assim, ...

Sem comentários: