domingo, 14 de outubro de 2012

MORAL E ÉTICA NA UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS

Mais uma vez irá realizar-se uma viagem turística organizada pela Turicórdia cujos custos serão suportados por uma conhecida marca de fraldas.
Por acaso, mas só por acaso, as das mais caras do mercado.
Vejamos a moral e a ética presente no pensamento e acção dos actuais "dirigentes" da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).
Uma conhecida marca de fraldas, paga, pela terceira vez consecutiva vigem turística a uma cidade europeia.
Acontece que as fraldas são adquiridas por algumas Misericórdias.
Mas são, mensalmente, debitadas ou aos próprios idosos residentes nos lares das Misericórdias ou às respectivas famílias.
A regra geral nas Misericórdias é a do pagamento das fraldas pelos próprios utentes dos lares ou pelas respectivas famílias.
Acontece que são os Dirigentes das Misericórdias que optam por uma marca de fraldas. A opção de aquisição das fraldas é, portanto, dos Dirigentes das Misericórdias.
Mas a aquisição das fraldas, apesar de ser feita por Misericórdias, quem suporta o respectivo custo são os idosos e/ou respectivas famílias.
Depois destas constatações, às luz dos princípios da moral e da ética, a iniciativa dos "dirigentes" da UMP, só podem ser passíveis de censura.
Não é aceitável que os "dirigentes" da UMP organizem viagens turísticas cujos custos são os utentes dos lares e/ou as respectivas famílias.
É ainda menos aceitável que esses mesmos "dirigentes" da UMP procurem e estimulem Dirigentes de Misericórdias a assumirem comportamentos que podem a vir a ser alvo de censura.
Pelo menos à luz dos princípios da moral e da ética, este tipo de vigens, sê-lo-ão.
Não pode ser para isto que a UMP existe.
A organização deste tipo de vigens presume uma iniciativa de angariação de favores de Dirigentes das Misericórdias com objectivo de se manterem nos cargos de "dirigentes" da UMP.
Utilizar o dinheiro que os utentes dos lares são obrigados a pagar pelo consumo de fraldas em benefício próprio, como é o caso da viagem organizada pelo "presidente" do SN da UMP com os seus assessores, só pode ser motivo de censura.
É este tipo de viagens que continua a justificar a existência da Turicórdia.
Este serviço da UMP sem o mínimo de justificação e altamente consumidor de recursos financeiros da UMP está ao serviço, exclusivo, do "presidente" do SN da UMP.

4 comentários:

Anónimo disse...

E, segundo foi anunciado no Porto, o próximo Congresso das Misericórdias será em ..............MACAU !!!!!

Anónimo disse...

E continuamos a tolerar placidamente este tipo de aproveitamento que alguns vão fazendo com o dinheiro de todos! No dia em que Idosos e Famílias não consigam pagar as mensalidades e respectivos acréscimos, vamos ver quantos dos que agora se passeiam por conta dão a cara! Continua a reinar a impunidade total. Haja eventos e passeios de borla que o resto logo se vê!

Anónimo disse...

Fiquei perplexo ao ler estes comentários. Pois pensava que nas Misericórdias não se "roubava" tanto e mais uma vez de dinheiros públicos. Assim como sei que na SCM de Castelo Branco o novo Provedor, Manuel Cardoso,empregado bancário, colocou novos funcionários, amigos, irmãos, primos etc, e um deles que se chama Sérgio Moiteiro, licenciado em Sociologia tem um ordenado superior ao de qualquer outro gestor em funções publicas, Será que ordenado é todo para ele ou existem divisões? E mais, mt mais, basta estes governantes iniciarem investigações. Mas também queria solicitar ao comentador que afirma que uma empresa de fraldas que paga viagens ao Presidente das Misericórdias que coloque o nome dessa empresa; pois assim nunca mais saímos desta miséria de corrupção e corruptos!

Anónimo disse...

Fiquei perplexo ao ler estes comentários. Pois pensava que nas Misericórdias não se "roubava" tanto e mais uma vez de dinheiros públicos. Assim como sei que na SCM de Castelo Branco o novo Provedor, Manuel Cardoso,empregado bancário, colocou novos funcionários, amigos, irmãos, primos etc, e um deles que se chama Sérgio Moiteiro, licenciado em Sociologia tem um ordenado superior ao de qualquer outro gestor em funções publicas, Será que ordenado é todo para ele ou existem divisões? E mais, mt mais, basta estes governantes iniciarem investigações.Assim como deveria existir a obrigatoriedade de existirem concursos públicos para a admissão de novos funcionários. Mas também queria solicitar ao comentador que afirma que uma empresa de fraldas que paga viagens ao Presidente das Misericórdias que coloque o nome dessa empresa; pois assim nunca mais saímos desta miséria de corrupção e corruptos!