quarta-feira, 17 de junho de 2015

É NECESSÁRIO INVESTIGAR







Estamos perante uma série de 3 fotografias, públicas, tiradas durante um almoço realizado na casa de "férias" do presidente do Secretariado Nacional (SN) da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).
Poderá tratar-se de um simples almoço de pessoas que se conhecem à relativamente pouco tempo.
Poderá tratar-se de uma reunião de "trabalho" visto este almoço estar publicamente anunciado enquanto "reunião de Senhoras Provedoras e Senhores Provedores.
Poderá tratar-se de uma operação de charme com vista a angariar apoios que lhe garantam a sua continuidade enquanto presidente do SN da UMP.
Poderá tratar-se de muita coisa. Só a imaginação não terá limites para tal.
Mas ao que se sabe este tipo de realizações (almoços e/ou jantares) na casa de férias do presidente do SN da UMP serão correntes.
Poder-se-á perguntar então porque é necessário investigar.
Porque estamos na presença de reuniões de máximos responsáveis por Instituições de Bem Fazer em opção preferencial pelos Pobres. E é necessário apurar se estas realizações são pagas pelo anfitrião, se foram pagas pelos comensais ou se há dinheiro das Instituições (UMP e Misericórdias) a suportarem estas despesas.
Já há uns anos anos atrás aqui apresentámos uma questão que se prendeu com o almoço de encerramento do Congresso organizado pela UMP em Braga e que terá tido lugar nesta mesma casa de férias do presidente do SN da UMP na expectativa da presença do Senhor Presidente da República, o que não veio a acontecer. Este almoço terá custado à UMP 5.000 contos.
Também já aqui referimos que existem vozes a dizer que estes dirigentes da UMP e das Misericórdias utilizam bens e dinheiro dessas instituições para deslocações privadas.
É necessário averiguar se tal acontece.
Os dirigentes da UMP e das Misericórdias têm que estar acima de qualquer suspeita.
Ao que nos parece neste almoço há presença de pessoas que estão a ser julgadas por utilização indevida de bens e dinheiro da Misericórdia onde foram ou são ainda Provedores.
Uma curiosidade a assinalar na última fotografia: pode-se observar ao fundo mesma o provedor da Misericórdia do Vimieiro e assessor do presidente do SN da UMP a servir à mesa. É mesmo um assessor para todas as missões.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

UMP = mini FIFA ?

A semana passada o Mundo foi surpreendido (ou talvez não) com a detenção de altos dirigentes da FIFA acusados de corrupção entre outras coisas.
Este processo coincidiu com o processo eleitoral desse mesmo organismo.
Uma das notícias que surgiu foi relativa ao facto de as eleições serem "viciadas", ou seja, à partida já se sabia que o dirigente executivo seria reeleito tal como veio a acontecer. Sabe-se, sempre, à partida quem ganha.
Concluíam algumas notícias: a FIFA não reformável por dentro.
Hoje mesmo surgiu uma notícia de que teriam sido transferidos 10.000.000 € para contas de um ou mais dirigentes da FIFA.
O Presidente da FIFA também recebia medalhas por "relevantes" serviços.
Mas acabou por ser obrigado a demitir-se, pairando sobre ele suspeitas de corrupção.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

INCONSCIÊNCIA OU INCOMPETÊNCIA OU AMBAS

Há uns tempos atrás o presidente do Secretariado Nacional (SN) da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) afirmou que em Portugal só passa fome quem quer.
Um estudo recente levado a cabo pela Federação dos Bancos Alimentares conclui que um em cada três beneficiários das ações das instituições (onde estão incluídas as Misericórdias) passa fome. Ou seja, a instituição intermediária não fornece alimentação suficiente aos beneficiários.
Comparando a afirmação do presidente do SN da UMP com as conclusões do citado estudo poder-se-á concluir que afinal há em Portugal quem passe fome porque as instituições não estão a ser capazes de garantir o nível de alimentação mínimo aos seus beneficiários.
O estudo permite concluir que o presidente do SN da UMP desconhece a realidade das instituições em Portugal.
Não se conhece o universo das instituições em que foi realizado o estudo, mas quem conheça minimamente a realidade sabe de Misericórdias onde aos utentes não são garantidos mínimos sustentáveis de alimentação.
Ironizando sobre as palavras do presidente do SN da UMP poderemos concluir que em Portugal há quem intencionalmente passe fome.
A postura e as afirmações do presidente do SN da UMP são demasiado graves e demonstram uma total insensibilidade perante a gravidade dramática de quem sofre e/ou passa fome em Portugal.
É este mesmo presidente que se prepara para continuar no cargo apesar de sempre ter afirmado que no fim do atual mandato deixaria a UMP.
Está a chegar o momento em vai aparecer a afirmar que tem que se recandidatar porque as Misericórdias lhe pedem para continuar.
Onde é que ouvimos isto ???
Estará o presidente do SN da UMP em condições de poder deixar de usufruir das mordomias pagas pela UMP que ultrapassarão os 10.000 € mensais ???
Fica a pergunta.
Sabendo que esse mesmo presidente jamais aceitará responder.