sexta-feira, 20 de março de 2015

EXPETATIVAS DAS MISERICÓRDIAS

Desde a última década dos anos 90 do século XX que as Misericórdias aspiram a uma maior intervenção na sua União: a União das Misericórdias Portuguesas (UMP).
As Misericórdias sentem desde os primeiros anos de 90 o seu afastamento dos órgãos de decisão da UMP.
Esta situação é particularmente sensível e resultado do facto de tais órgãos não terem nos seus cargos (nos mais elevados e com maior poder) ninguém que represente de facto e de direito nenhuma Misericórdia.
Nesta particular situação a UMP perde toda a sua capacidade de representação.
Em resultado desta particular, invulgar e não repetível em qualquer outra organização representativa as Misericórdias reclamam uma revisão dos Estatutos da UMP.
Apesar de ter ocorrido recentemente uma reforma dos estatutos da UMP, daí resultaram um estatutos que mantêm afastadas as Misericórdias dos seus órgãos sociais.
Em tempo já aqui nos debruçámos sobre os novos estatutos da UMP onde concluímos que tais estatutos não servem e não se coadunam comas expetativas das Misericórdias.
As Misericórdias continuam expetantes e desejosas de dotar a UMP de novos estatutos.
Os atuais estatutos da UMP impedem as Misericórdias de estarem representadas nos órgãos sociais.
É este impedimento que tem que ser retirado dos estatutos, assim como dotá-os de mecanismos que permitam operacionalizar a UMP.

Também é desse tempo o desejo de as Misericórdias verem publicado o Código das Misericórdias. Foi com essa condição base que as Misericórdias elegeram alguém para presidir ao Secretariado Nacional sem que alguma vez tivesse ocupado algum cargo em alguma Misericórdia.
Nessa época as Misericórdias prescindiram da sua representação ainda ano órgão estavam representadas mais Misericórdias que estão hoje em prol de alguém que assumiu o compromisso de pugnar pela publicação do Código das Misericórdias.
Passaram entretanto 24 anos e não só não aconteceu qualquer iniciativa que conduza à publicação do Código das Misericórdias como as Misericórdias estão cada vez com menos representação nos órgãos sociais da UMP nomeadamente no Secretariado Nacional.
A natureza, a história, a dimensão e a especificidade das Misericórdias recomendam a existência de um Código das Misericórdias.
É por este Código que as Misericórdias esperam há 2 décadas e meia.

Sem comentários: