segunda-feira, 16 de junho de 2014

INSULTO AOS POBRES

Conforme pudemos constatar no programa do congresso da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), no primeiro dias de trabalho, dia 29 de maio de 2014, realizou-se o JANTAR OFICIAL - Convento do Espinheiro.
Não será o jantar que estará mal. Pois todos teremos que jantar todos os dias.
O que parece que será mau, muito mau mesmo, é que o jantar oficial do congresso da UMP se realize num hotel de 5 estrelas.
Perguntar-se-á se haveria necessidade de organizar um jantar onde as Misericórdias iriam participar num hotel de 5 estrelas, sabendo o custo habitual de uma refeição num hotel dessa categoria.
Relembrando que as Misericórdias são Instituição que agem em opção preferencial pelos Pobres, será que as Misericórdias de Portugal promovem refeições aos seus utentes em hotéis de 5 estrelas ?
Se as Misericórdias de Portugal promovessem refeições para os seus utentes em hotéis de 5 estrelas ou fornecessem aos seus utentes refeições do mesmo nível de qualidade e de serviço tal como as que são servidas nos hotéis de 5 estrelas em Portugal, não viria daí mal ao mundo.
Acontece é que as Misericórdias não podem servir refeições aos seus utentes nem com a qualidade de serviço nem com a qualidade de confecção que igualem as servidas em hotéis de 5 estrelas.
Se outra razão não houvesse bastaria invocar o princípio da igualdade para justificar o injustificável jantar dos dirigentes da UMP que arrastaram os Dirigentes das Misericórdias de Portugal para um hotel de 5 estrelas.
Mas outra razão, mais pertinente ainda será a da crise que Portugal atravessa onde a pobreza não pára de aumentar. O número de pobres não pára de crescer.
Vamos fazer um exercício comparativo entre o que a UMP e as Misericórdias teriam gasto nesse jantar e o que as Misericórdias poderiam concretizar com esse mesmo dinheiro.
Não exagerando, de cada jantar individual terá custado, no mínimo a cada Misericórdia 50 €.
Nas cantinas sociais cada refeição servida pelas Misericórdias custa 2,5 €.
Quer isto dizer que por cada jantar pago pelas Misericórdias aos seus Dirigentes que estiveram no Convento do Espinheiro no passado dia 29 de maio, poderiam servir um mês de refeições aos utentes das suas cantinas sociais.
Alguém poderá considerar ou justificar tal jantar oficial no congresso da UMP ?
Por melhor boa vontade que se possa ter nada poderá justificar o gasto que as Misericórdias foram levadas a fazer.
Nada poderá justificar um jantar num hotel de 5 estrelas ou de luxo como é o caso do Convento do Espinheiro suportado a expensas das Misericórdias em circunstância alguma muito menos quando a pobreza tem a dimensão que tem em Portugal e quando o número de pobres não pára de aumentar.
Poder-se-ia aos Dirigentes das Misericórdias que não se deixem continuar a arrastar pelos dirigentes da UMP pata situações que só descredibilizam as Misericórdias.
Por estas e por outras razões que a isso conduzem a confiança do comum dos cidadãos é cada vez menor atingido até a nulidade.
A decisão de realizar um jantar num hotel de luxo a expensas das Misericórdias não pode deixar de ser altamente censurável.
É essa censura que nós aqui queremos deixar bem expressa.
Fazendo eco de muitos Portugueses que não consegue vislumbrar nenhuma justificação a realização desse jantar. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Se alguma crítica se pode fazer, penso que não será a cada uma das Misericórdias participantes. Estas (cada Misericórdia) paga uma determinada importância pela sua participação, fixada pela UMP, a qual já inclui o custo das refeições do programa social. Não é opção individual de cada Santa Casa, o local onde tomam as suas refeições.

Anónimo disse...

A ida ao congresso e uma opcao individual e se comentador nao concorda com o restaurante escolhido nao deveria ter ido la. Seria uma forma de manifestar a aua diacordancia ou nao? E ainda ha as reunioes, as assembleias gerais etc onde pode manifestar a sua discordancia sobre escolhas faustosas que ofendam os necessitados...isto se for o caso de nao concordar porque ha muita gente que diz que nao concorda mas e so para ficar bem na "fotografia" porque na verdade quer e ir a sitios que a custas proprias nunca foram!

freitas disse...

contenção é uma palavra desconhecida para UMP no que se refere a custos, para os seus encontros. Em relação à negociação dos Act a dita palavra está sempre em cima da mesa e os trabalhadores destas casas são exemplo dos novos escravos...
É a politica destes grandes senhores.