sexta-feira, 21 de outubro de 2011

COM ESTES "DIRIGENTES D(N)A UNIÃO AS MISERICÓRDIAS NÃO DEIXARÃO DE ACUMULAR DIFICULDADES

Já aqui temos vindo a referir que com estes "dirigentes" da e na União das Misericórdias Portuguesas (UMP), as Misericórdias não deixaraão de acumular dificuldades.
Perguntar-se-á porquê?
Porque esses "dirigentes" não estão, minimamente, interessados em olhar para a realidade, mas pura e simplesmente em defender os lugares a que acederam, da forma como todos sabemos, e deles não querem abdicar para continuar a usufruir das vantagens para si e para os que lhes estão próximos. Só assim se explica que estes "dirigentes" tenham criado, em 4 anos de mandatos, um passivo apresentado nas contas de 2010, no montante de 9.463.583,18 €. Nada, mas mesmo nada pode justificar a criação de um passivo desta dimensão na União das Misericórdias Portuguesas (UMP), a não ser uma péssima gestão da mesma.
Só actos como os praticados na aquisição de um automóvel da marca BMW, modelo 740 que poderá ter custado algo semelhante a 200.000 € pode justificar a criação de um passivo que em 4 anos de mandato do actual "presidente" do Secretariado Nacional (SN) da UMP não parou de crescer, exponencialmente.
A aquisição desta viatura da gama luxo é de todo contraproducentee por várias razões:
- a primeira é porque a UMP não tem condições financeiras para tal;
- a segunda é porque a UMP tem que ser uma Instituição de referência no combate à pobreza, e é, absolutamente, inadmissível que o "presidente" do SN da UMP adquira um automóvel da gama luxo para seu usi privativo;
- a terceira é porque uma ideia de riqueza institucional o que não corresponde à realidade;
- a quarta é porque externamente trasnmite a ideia que as Misericórdias não têm as mínimas dificuldades financeiras.
Poderíamos continuar a enunciar razões que desaconselhariam qualquer cidadão com o mínimo de bom senso a não equacionar a possibilidade de aquisição de um automóvel da gama luxo para seu uso privativo enquanto dirigente de uma Instituição de combate à pobreza, muito menos mandá-lo adquirir.
Com a aquisição de um automóvel da marca BMW modelo 740 estes "dirigentes" da UMP não convencerão noguém, com um mínimo de bom senso, que são dirigentes de uma instituição representativa de Misericórdias em dificuldades resultantes de eventuais atrasos nos pagamentos por parte do Ministério da Saúde.
Bom. Mas os sinais exteriores de abundância de dinheiro gasto sem a mínima justificação são uma constante. Lembraremos aqui, novamente, o que disse há cerca de 1 ano, numa reunião do Conselho Nacional (CN) da UMP um dos membros do anterior Conselho Fiscal (CF) da UMP: toda a gente tem cartões de crédito que usa sem o mínimo de control. Conto este episódio que serve também para referir uma afirmação de um dos membros desse CN que referindo-se ao que se acaba de descrever: passadas 72 horas sobre a realização da reunião do CN já estava no blog a referência à utilização de cartões de crédito por parte dos "dirigentes" da UMP.
Tem sido uma prática corrente de há alguns anos a esta parte que os "dirigentes" da UMO estão mais preocupados com o mensageiro do que com a mensagem. Ou seja. Estes "dirigenets" da UMP têm mantido ao longo dos anos uma preocupação enormísisma em matar os mensageiros, mas têm mostrado um total desprezo pela utilização abusiva dos parcos recursos financeiros da UMP que dão origem à mensagem. Quer dizer sendo os próprios "dirigentes" da UMP a origem das mensagens aqui descritas e jamais desmentidas a sua preocupação é impedir que os seus desatrosos actos de gestão cheguem ao conheciemnto de quem de direito, ou seja, aos Dirigentes das Misericórdias.
A demonstrar isto mesmo está o facto ocorrido esta mesma semana. Chegam hoje de Estrsburgo "dirigentes" da UMP que levaram consigo alguns Provedores ou quem os substituiu numa viagem paga por uma empresa fabricante de uma conhecida marca de fraldas. Esta viagem foi, totalmente, organizada por estes "dirigentes" da UMP (que até levaram uma técnica da Turicórdia) numa tentativa de compra de votos para o próximo acto eleitoral (ao qual certamente alguns dos actuias "dirigentes" se irão recandidatar) assim como o pagamento de votos em actos anteriores.
As suspeitas que pairam sobre esta viagem tal como idêntica viagem realizada em 2010 a Munique é, simplesmente, resultado de actuações secretas dos "dirigentes" da UMP que tentando manter em segredo a realização destas viagens criam um clima de mau estar generalizado entre os Senhores Provedores. É que a selecção dos integrantes das comitivas nestas viagens não obedece a nenhum critério lógico a não ser o aqui referido de compra de e agradecimento de votos. Se tudo tivesse sido organizado de uma forma clara e transparente. Se fosse utilizado um critério racional na selecção dos integrantes nas comitivas, jamais pirariam quaisquer suspeitas sobre estes "dirigentes" da UMP. Assim, vão continuar a aumentar quer a quantidade quer os níveis de suspeitas, e com todo o fundamento, que não páram de crescer em redor daqueles que se instalaram nos cargos dos órgãos sociais da UMP (AICOSUMP).
Estes "dirigentes" da UMP até criaram no sítio www.ump.pt uma agenda para que se conheçam as actividades da UMP. Ou melhor criaram uma agenda para tentar criar a convicção de que dão a conhecer as suas próprias actividades. Nada de mais erróneo. É que só são inscritas na agenda do sítio www.ump.pt as actividades que lhes interessam que sejam conhecidas. As actividades coo estas da viagem a Estrasburgo são mantidas em segredo.
Tal como está a ser mantido segredo sobre as reuniões do CN em que foi analisada uma proposta de os "dirigentes"da UMP se atribuirem a si próprios remunerações de valor igual a 70 % do vencimento do Senhor Presidente da República. esta iniciativa também não foi dada a conhecer na agenda nem de outra forma qualquer.
Alguém pode acreditar que as Misericórdias têm alguma dificuldade quando os "dirigentes" da UMP gastam dinheiro da forma que toda agente sabe mas que aqueles que dele benficiam se recusam a dar público conhecimento ? Hoje, dificilmente, se encontrará alguém em Portugal que acredite que as Misericórdias têm dificuldades económicas e financeiras quando os "dirigenets" da UMP têm para seu uso privativo automóveis da gama luxo. Quando os "dirigentes" da UMP se propõem para si próprios remunerações de 70 % da remuneração do Senhor Presidente da República. Quando almoçam e jantam nos meçlhores e mais caros restaurantes um pouco por todo o Portugal.
Os sinais de riqueza não correspondendo minimamente à realidade institucional da UMP transmitem uma ideia que nem de perto nem de longe é a realidade das Misericórdias Portuguesas.

Sem comentários: