sábado, 16 de outubro de 2010

Património das Misericórdias está salvaguardado, garante vigário judicial

Património das Misericórdias está salvaguardado, garante vigário judicial

Inserido em 12-10-2010 11:56

Em causa, o decreto-geral da Conferência Episcopal Portuguesa, já assinado pelo Vaticano, que transforma as Misericórdias em “associações públicas de fiéis”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Bispo do Porto renova garantia de autonomia das Misericórdias

A transformação das Misericórdias em “associações públicas de fiéis” não dará aos bispos poder para se apropriar dos seus bens, considera o vigário judicial do tribunal eclesiástico de Braga, cónego Sousa e Silva, para quem não há fundamento para a polémica instalada nos últimos dias.

"O bispo não pode ir buscar um cêntimo a qualquer Misericórdia"
“O bispo diocesano não pode ir buscar um tostão, um centavo ou um cêntimo a qualquer instituição destas”, garante, em declarações à Renascença.

“Mesmo se, de repente, o bispo, por grande necessidade – vamos pensar nos seminários e noutras obras – sentisse a urgência de estabelecer uma taxa sobre as associações, ele não o poderia fazer sem a licença da Santa Sé”, adianta, considerando que existe “um mito de ver os bispos como alguém que se queria apoderar do património das Misericórdias. Não é verdade”.

As Misericórdias, explica ainda o vigário judicial, “vão continuar a reger-se por si próprias, só que haverá uma vigilância discreta, amiga para evitar desvios – que não haverá possivelmente problema disso”.

O diferendo entre Misericórdias e Conferência Episcopal Portuguesa deverá, contudo, marcar a reunião de hoje do Conselho Permanente dos Bispos, que decorre desde as 10h00 em Fátima.

O decreto que transforma as Misericórdias em “associações públicas de fiéis” foi contestado há uma semana. Daí para cá, vários representantes da Igreja têm garantido que aquelas instituições manterão a sua autonomia – o mesmo afirmou, no último sábado, na Renascença, o bispo do Porto, D. Manuel Clemente.

“Não está em causa, de maneira nenhuma, nem a tradição própria das Misericórdias portuguesas – essa são os bispos os primeiros a salvaguardá-la – nem sequer a autonomia de gestão das Misericórdias”, afirmou.

rr

Sem comentários: