sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A Diocese de Beja e as Misericórdias

29.1.2004 Mesa da Misericórdia de Sines toma posse No dia 18 de Janeiro, os membros dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Sines, eleitos em assembleia geral para o triénio de 2004-2006, participaram na missa paroquial das 11,00 horas, presidida pelo bispo, que, no final da celebração, lhes deu posse. Presentes na cerimónia delegações das Misericórdias de Santiago do Cacém, de Grândola, assim como de outras do distrito de Setúbal. Marcou também presença o Presidente da Câmara de Sines e muitos amigos. No final foi servido um almoço no refeitório da Santa Casa. Antes de partir de Sines ainda visitei alguns utentes da Santa Casa. Ficou-me bem gravada a alegria e a conversa de uma senhora de 104 anos, que me contou algumas peripécias passadas na sua juventude nos arredores de Beja.


Orgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Grândola tomam posse No dia 11, domingo, na igreja paroquial de Grândola, o bispo de Beja homologou os órgãos sociais da Misericórdia local e deu-lhes posse para um mandato de três anos durante a celebração da Eucaristia dominical. O pároco concelebrou e apresentou vários jovens que se preparam para o baptismo. Estiveram presentes o Presidente da Câmara de Grândola e provedores de outras Misericórdias do distrito de Setúbal. No final, no belíssimo refeitório da Santa Casa foi servido o almoço a muitos convidados, em conjunto com os idosos residentes no lar.


No dia 17, de tarde, em Cuba, o bispo presidiu à eleição e tomada de posse do Secretariado Regional de Beja da União das Misericórdias Portuguesas. Para além do Pe. Vítor Milícias, Presidente da União, dos representantes do Governo Civil de Beja e da Câmara de Cuba, estiveram presentes muitos membros das Mesas das Santas Casas do distrito, que, por unanimidade, votaram a única lista apresentada: Provedor da Misericórdia de Serpa (presidente), Provedor da Misericórdia da Messejana (1º secretário), Provedor da Misericórdia de Mértola (2º secretário) e Provedor da Misericórdia de Cuba (presidente cessante, como 1º suplente). Usaram da palavra o presidente cessante, o Pe. Vítor Milícias, o representante do Governo Civil, o novo presidente e o bispo, reconhecendo todos eles a importância da acção das Santas Casas na área social.


No dia 18 o bispo presidiu à tomada de posse da Santa Casa da Misericórdia de Sines.


Encontro com o Conselho distrital da União das Misericórdias No dia 6, de tarde, o bispo foi convidado a participar e a falar na reunião do Conselho distrital da União das Misericórdias, que se realizou na Misericórdia de Serpa. Esteve também presente a Teresa Chaves, Presidente da Caritas. Embora rouco e gripado, desenvolvi o tema doutrinal de fundo sobre a responsabilidade moral e jurídica da Igreja nas misericórdias, sobretudo junto daquelas que têm estatutos de aprovação canónica e são associações de fiéis públicas. Foi interessante o diálogo com os provedores e outros membros das Mesas das Santas Casas, que precisam de congregar esforços, para fazer face às dificuldades presentes e futuras, que parecem estar em crescendo.


Diocese de Beja

Sem comentários: